Pesquisa: como pequenas e médias empresas podem tirar proveito do Twitter

sexta-feira, 25 outubro 2013

Todos os dias, donos de pequenas e médias empresas nos perguntam como o Twitter pode ajudá-los. Como têm recursos e tempo limitados, eles querem provas de que ações no Twitter podem gerar negócios no mundo real. Para ajudar a entender o valor do Twitter para PMEs, pedimos à Market Probe International para realizar uma pesquisa com 500 pessoas, em vários segmentos dos EUA e do Reino Unido, que seguem pequenas e médias empresas no Twitter. Acreditamos que as descobertas são úteis para muitos tipos de pequenos e médios negócios.

Aqui está o estudo completo; segue abaixo as principais conclusões:  

1. Seguidores geram vendas e recomendações.
Pessoas têm mais probabilidade (72%) de fazer uma compra de uma pequena ou média empresa depois de seguí-la ou interagir com ela no Twitter. Também notamos um aumento (30%) em pessoas que são propensas a fazer recomendações. Por que recomendações importam? Porque elas geram tráfego: 86% dos respondentes afirmaram que é mais provável que eles visitem um pequeno negócio depois que um amigo o recomenda.
Conclusão: Os seguidores podem não apenas se tornar clientes, mas também falar sobre você, trazendo ainda mais clientes.

2. Seguidores têm uma conexão emocional com as PMEs.
Uma das razões mais mencionadas (63%) pelas quais as pessoas seguem PMEs é para demonstrar seu apoio àquele negócio. A maior parte das pessoas (85%) também dizem que se sentem mais conectadas a uma PME depois de seguí-la. Isso pode explicar por que os seguidores das PMEs têm mais probabilidade de realizar uma compra e recomendar esse negócio.
Conclusão: O Twitter ajuda as PMEs a se conectar com clientes novos e antigos de uma forma que os faz sentir bem.
Agradeça os seus seguidores pelo apoio deles com ofertas especiais que estão disponíveis apenas para os usuários do Twitter.

3. Seguidores querem saber das novidades e dar feedback.
Uma razão comum pela qual as pessoas seguem PMEs é para saber antes de lançamentos de produtos (73%). Mas eles também querem mais do que só consumir informação no Twitter; eles querem dividir ideias e receber respostas nas interações (61%). Como uma PME, essas podem ser as principais razões pelas quais você decidiu usar o Twitter para o seu negócio.
Conclusão: Aprofunde as conexões com seus seguidores atuais e atraia novos dando o que eles querem: convide os seguidores para compartilhar suas ideias, fazendo perguntas e dando feedback. Satisfaça a curiosidade sobre os novos produtos oferecendo uma “espiada” exclusiva no Twitter.

4. Marketing com o Twitter te ajuda a chegar a novos clientes.
Um terço (34%) dos respondentes dizem que eles interagiram com uma PME depois de ver um anúncio no qual aparece o handle do Twitter da marca. As pessoas que vêem um Tweet Promovido de um PME que se relaciona com seus interesses ou necessidades têm mais probabilidade (32%) de visitar o negócio.
Conclusão: Anúncios do Twitter podem ajudar você a expandir o alcance da sua mensagem além da sua base de seguidores e encontrar outros que também se interessam pelo seu negócio.
O estudo confirma que as pessoas querem saber das PMEs e interagir com elas no Twitter. Além disso, se você pedir ideias aos seus seguidores, responder e oferecer uma visão exclusiva, é mais provável que eles realizem compras e façam recomendações.

*Este post foi traduzido do original de Tim Perzyk, do time de pesquisa do Twitter.