Apresentando a Fabric

quarta-feira, 22 outubro 2014

Hoje na Flight nós anunciamos a Fabric, uma plataforma modular móvel que facilita que desenvolvedores possam criar apps incríveis.

A plataforma Fabric é composta por três kits modulares que abordam alguns dos desafios mais comuns e conhecidos por todos os desenvolvedores de aplicativos: estabilidade, distribuição, receita e identidade. Ela combina os serviços Crashlytics, MoPub e Twitter para ajudar a criar apps mais estáveis, gerar receita a partir do maior leilão de dispositivos móveis do mundo e permitir que você explore os sistemas de login do Twitter e seu rico conteúdo em tempo real para maior distribuição e uma identificação mais simples.

A Fabric foi construída com a facilidade em mente. Sua instalação leva apenas alguns minutos, e a maioria dos recursos requer apenas algumas linhas de código para que você passe menos tempo gerenciando SDKs e mais tempo criando a melhor experiência para seus usuários.

Veja abaixo um resumo dos kits da Fabric e informações sobre como começar a construir com a Fabric. A Fabric está disponível hoje para todos os participantes da Flight. Nas próximas semanas, vamos expandir a disponibilidade da Fabric para atuais clientes de Crashlytics e MoPub, e para a comunidade desenvolvedora móvel em geral. Inscreva-se em dev.twitter.com/fabric para se manter atualizado.

Estabilidade: Crashlytics Kit

Todos os apps falham. E falhas têm um impacto muito real na adesão. Como existem milhões de apps para escolher, as pessoas ignoram apps com má classificação ao navegar pelas lojas de aplicativos. Portanto, descobrir por que seu app falhou, quantos dos seus usuários foram afetados, quais foram as condições e para onde olhar é vital para o sucesso do seu app, mas pode ser um processo frustrante e complicado.

O Crashlytics foi criado para resolver essa questão. Ele torna o tempo entre a detecção, o acesso e a correção de bugs muito mais rápido para que os desenvolvedores passem menos tempo eliminando falhas e mais tempo com foco na construção de excelentes apps. Nos últimos 30 dias, o Crashlytics identificou mais de 5,5 bilhões de falhas. E além de identificá-las, o Crashlytics é capaz de isolar a causa raiz até a linha exata de código, reduzindo o tempo que leva para que você possa corrigir o bug e enviar uma atualização.

Falhas, é claro, não são o maior problema dos apps. A usabilidade também é um componente crítico para o lançamento de apps de sucesso. No início do ano, o Crashlytics expandiu sua linha de produtos para incluir o Beta by Crashlytics, para ajudá-lo a obter feedback dos usuários antes mesmo de o app ser enviado para produção, e o Answers by Crashlytics, para análise de apps otimizada e em tempo real. Combinado, o Crashlytics Kit da Fabric – Crashlytics, Beta e Answers – ajuda a entregar apps estáveis, de alta qualidade, e que dão uma visão 360º e em tempo real da saúde do seu aplicativo.

Apresentando a Fabric

O @Spotify tem plena consciência da importância de entregar apps de alta qualidade. “Como o maior serviço de streaming de música por assinatura do mundo, com mais de 40 milhões de usuários ativos e mais de 10 milhões de assinantes, é importante para nós entregar a melhor e mais confiável experiência para os usuários”, diz Jorge Espinel, diretor global de desenvolvimento de negócios do Spotify. “O Crashlytics nos ajuda a testar, construir e entregar apps com excelente performance.”

Hoje, também estamos felizes por oferecer uma prévia do suporte de NDK no Crashlytics, para que desenvolvedores de Android que usam o código C/C++ possam entregar apps mais estáveis. O suporte NDK é essencial para que a próxima geração de apps Android tire total proveito de todos os softwares incríveis que chegarão no mercado. O Crashlytics tem uma merecida reputação para a detecção de falhas traiçoeiras, de nível menor. Com o suporte NDK, estamos nos preparando para apoiar plenamente os desenvolvedores de Android.

Distribuição: Twitter Kit

Ser notado as vezes é tão difícil quanto entregar um app de alta qualidade. Entre iOS e Android, existem mais de dois milhões de apps disponíveis. Assim, é um prazer anunciar o Twitter Kit, que inclui três novos produtos para ajudá-lo a explorar o Twitter e obter o crescimento que você deseja.

  • Integração com Tweet Nativo

    Com 500 milhões de Tweets por dia, temos um ótimo conteúdo para todos os tipos de apps. Até agora, colocar Tweets no seu app significava centenas de horas de trabalho. Agora, com apenas algumas linhas de código, você pode colocar Tweets no seu app e até mesmo customizá-los para combinar com o tema do seu app. Por exemplo, @WSJ já suporta Tweets no seu sistema de gerenciamento de conteúdo. Por anos, isso permitiu que o Wall Street Journal trouxesse a conversa mundial que acontecia no Twitter para suas histórias na web. Com a Fabric, eles agora são capazes de mostrar rapidamente esses Tweets quando o conteúdo for exibido no seu app nativo.

    Apresentando a Fabric
  • Tweet Composer

    Trazer conversas globais do Twitter para os seus apps pode enriquecer seu conteúdo e a experiência do seu usuário. O nosso Tweet Composer permite que as pessoas compartilhem momentos importantes – o placar de um jogo, um marco de fitness, um novo artista ou música – do seu app para os seguidores no Twitter. Esses são os momentos que as pessoas adoram compartilhar, e a Fabric torna isso mais fácil do que nunca.

    Apresentando a Fabric
  • Entrar com o Twitter

    Nós atualizamos o Entrar com o Twitter para tornar a autenticação com o Twitter muito mais simples. Depois de autenticar um usuário do Twitter, você pode trazer perfis do Twitter para o seu app, permitir que usuários compartilhem links e fotos e ajudá-los a se conectar com amigos e interesses. E agora, alguns apps serão capazes de pedir permissão aos seus usuários para que compartilhem seu endereço de e-mail com você.

Receita: MoPub Kit

Transformar seu app em um negócio pode ser uma tarefa difícil, mas o MoPub Kit torna mais simples integrar anúncios aos seus apps com apenas alguns cliques.

O MoPub é a plataforma líder de monetização para desenvolvedores móveis, projetada para maximizar a receita com publicidade para apps, por meio de uma plataforma única e abrangente. Ao contrário de outras plataformas de monetização, você não precisa se limitar a apenas alguns anunciantes. Você pode usar anúncios que você recebe diretamente dos anunciantes, trabalhar com várias redes de anúncios, e explorar milhares de anunciantes de alta qualidade, que competem por seu inventário com seus outros parceiros de anúncios no mercado MoPub, o MoPub Marketplace. O melhor de tudo é que o MoPub garante que você maximize sua receita, mostrando o anúncio de quem paga mais.

O MoPub suporta todos os principais formatos de anúncio, incluindo banners, intersticiais, vídeo e anúncios nativos – e recentemente lançou um novo conjunto de recursos que tornam mais fácil para você criar e experimentar com anúncios nativos. Com o controle de localização nativo do MoPub, agora você pode escolher a posição do seu anúncio e com que frequência ele aparece no seu fluxo de conteúdo diretamente no interface do usuário (UI) de MoPub, permitindo encontrar o equilíbrio certo entre anúncios e conteúdo no seu app.

Apresentando a Fabric

Identidade: Digits

Os usuários são o foco da maioria dos apps. Não importa se eles usam aplicativos para marcar a pontuação de um jogo, criar vídeos de 6 segundos para compartilhar com amigos, ou pedir a entrega de hambúrguer e batatas fritas. Seja qual for o uso, sua identidade é fundamental. Cada vez mais, o número de telefone, mais do que um endereço de e-mail, é o principal identificador de uma pessoa – e em mercados em desenvolvimento é o único identificador, já que donos de smartphones muitas vezes não têm endereços de e-mail.

Estamos felizes por anunciar o Digits – parte do Twitter Kit – que permite o login com o número de telefone e foi construído na infraestrutura do Twitter, assim você não precisa se preocupar com o gerenciamento de vários relacionamentos com operadoras e trocas de SMS. O Digits é totalmente personalizável, para que ele combine com a experiência do usuário que você projetou para seu app. O Digits não vai postar nada em nome do seu usuário, já que não está vinculado às contas de redes sociais dele, incluindo as contas no Twitter. E com o Digits, seus apps estão prontos para uso global: já está disponível em 216 países e em 28 idiomas, no iOS, Android e na web.

O Digits também resolve uma série de problemas para seus usuários. Já que o Digits usa um número de telefone, não há necessidade de que usuários lembrem senhas ou nomes de usuários complexos, e tudo o que eles precisam fazer é colocar um número de telefone para começar a usar o seu app

O @McDonaldscorp usa o Digits em seu Alarm App. O aplicativo permite que amigos compartilhem ofertas de comidas e bebidas do McDonalds. Para resgatar a oferta, a pessoa deve se autenticar como um usuário real. O McDonalds percebeu que logins sociais colocam muita pressão no usuário para compartilhar detalhes íntimos sobre si, e que endereços de e-mail e senhas eram frequentemente esquecidos. O Digits permite que eles autentiquem rapidamente um usuário real e leve-o ao app com o mínimo desgaste.

Obtendo a Fabric

A Fabric é leve. Você simplesmente escolhe quais kits você gostaria de incluir no seu app. Hoje estamos entregando o Crashlytics Kit, o Twitter Kit, e o MoPub Kit, e eles não poderiam ser mais fáceis de integrar.

Baixar vários SDKs e mantê-los em dia pode ser complicado. (Quantas bibliotecas e SDKs estão nos apps que você criou? Tem certeza que você tem a última versão de todos? Quando você adiciona um SDK Android, ele é tão cheio de recursos que você rapidamente se depara com o limite do método Dalvik?) Nós não queríamos adicionar ainda mais peso a esse carga que você já carrega todos os dias –queremos resolver isso para que você nunca mais seja sobrecarregado pelo SDK bloat novamente.

Apresentando a Fabric

Selecione somente os Kits que você quer no seletor de Kits da Fabric

A Fabric é integrada com os IDEs que você usa, incluindo Xcode, Eclipse, Android Studio e IntelliJ. Ela também é integrada às ferramentas automatizadas de criação e de teste que você usa. Assim, você nunca vai precisar se preocupar se você está na versão mais recente de um kit, já que a Fabric irá alertá-lo quando houver atualizações disponíveis.

A Fabric está disponível hoje para todos os participantes da Flight. Nós vamos liberá-la para a comunidade desenvolvedora móvel em geral em breve. Inscreva-se em dev.twitter.com/fabric para entrar na lista.

Finalmente, obrigado.

Quando começamos a trabalhar no que seria a Fabric, há mais de um ano, nosso objetivo era pegar o que aprendemos criando o Crashlytics, o MoPub e o próprio Twitter, e aplicar essas lições para uma série de dificuldades que os desenvolvedores de apps móveis enfrentam. Aprendemos em primeira mão os desafios para criar ótimos apps móveis, e ao conversar com desenvolvedores como você, aprendemos o quão difundidos esses desafios são. Nossa missão é criar ótimos produtos para desenvolvedores, que ajudem a resolver esses desafios.

A Fabric não é apenas nossa. Acreditamos que as ferramentas por trás da Fabric, que gerenciam e atualizam os kits, são de grande utilidade para todos os fornecedores SDK. Se você gerencia um SDK e está interessado em trabalhar conosco, escreva para partners@fabric.io. Adoraríamos ouvir você.