Veja os principais assuntos de 2015 no Twitter

segunda-feira, 7 dezembro 2015

De campanhas para apoiar grandes causas a emocionantes jogos de futebol e finais de reality shows, 2015 rendeu diversas histórias que movimentaram o Twitter. Hoje, apresentamos o site #AnoNoTwitter, para relembrar os Tweets mais Retweetados, as tendências (e emojis!) mais populares e como 2015 se desdobrou ao redor do mundo na plataforma 

Dentre os 500 milhões Tweets que são enviados por dia no mundo todo, um se destacou mais aqui no Brasil. Entre as parcerias de mídia que o Twitter fez ao longo do ano no Brasil, o Tweet de Ouro foi a mensagem que divulgou antes na plataforma que Izabel (@MChef_Izabel) foi a grande vencedora do @masterchefbr. O Tweet foi Retweetado mais de 36 mil vezes, e recebeu 38,7 mil curtidas, gerando um total de 1,2 milhão de impressões (quantidade de vezes que foi visualizado na plataforma).

Veja os principais assuntos de 2015 no Twitter

#JeSuisParis: Assim que os terríveis ataques aconteceram em Paris em novembro, o mundo se uniu no Twitter para informar e apoiar as pessoas na Cidade Luz usando a hashtag #PrayForParis. Apenas 10 meses antes, terroristas atacaram os escritórios de Paris da revista satírica Charlie Hebdo. Depois do incidente, cidadãos se mobilizaram com a frase “Je Suis Charlie” para mostrar seu apoio e pesar pelas vítimas.

#BlackLivesMatter: BlackLivesMatter começou como uma hashtag no Twitter e passou a representar um movimento social. A hashtag e a frase foram Tweetadas 9 milhões de vezes em 2015. Agora a hashtag serve como uma mensagem unificadora para as comunidades que falam sobre os eventos sobre #Ferguson, #Charleston, os #BaltimoreProtests e incidentes individuais envolvendo a polícia e cidadãos negros.

#MarriageEquality: As pessoas usaram o Twitter neste ano para celebrar a legalização nacional do casamento entre pessoas do mesmo sexo, especialmente nos Estados Unidos e na Irlanda. A hasthag #HomeToVote se tornou muito popular quando cidadãos irlandeses expatriados compartilharam suas experiências voltando para a casa para votar no referendo sobre casamento homossexual, e #LoveWins celebrou a decisão da Suprema Corte dos EUA de legalizar o casamento gay em 26 de junho.

#RefugeesWelcome: Enquanto milhares de refugiados do Oriente Médio e da África buscavam asilo na Europa, ativistas de direitos humanos e outros cidadãos ao redor do mundo engajavam com a hashtag #RefugeesWelcome.

#IStandWithAhmed: Quando Ahmed Mohammed, um garoto de 14 anos, foi detido e algemado na sua escola no estado do Texas por ter levado um relógio digital artesanal (com a justificativa de que poderia ser uma bomba), a foto do aluno do ensino médio viralizou no Twitter. Em menos de seis horas, a hashtag #IStandWithAhmed iniciou uma conversa global com mais de 370 mil Tweets, incluindo um do Presidente Obama.

Eleições Nacionais: o Twitter é um local para eleitores participarem de discussões públicas e, neste ano, conversas ao redor das eleições movimentaram o Twitter enquanto cidadão se dirigiam a cabines e urnas de votação na Argentina, no Canadá, em Cingapura, na Índia e no Reino Unido.

#FIFAWWC: Os fãs de futebol criaram um enorme conversa global ao redor da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, que aconteceu neste ano no Canadá. Seja um Tweet de “gooooooool!” ou um comentário sobre uma defesa ou cobrança de pênalti, os Tweets sobre #FIFAWWC foram visualizados 9 bilhões de vezes de 6 de junho a 5 de julho, transformando o campeonato e um dos maiores eventos esportivos globais do ano.

#PlutoFlyby: o Twitter ainda não existia quando @NasaNewHorizons saiu da Terra em 2006, mas foi onde o mundo todo discutiu sobre o histórico #PlutoFlyby. O burburinho em torno da espaçonave que estava a 7.750 milhas da superfície de Plutão e as imagens capturadas em close-up geraram mais de 1 milhão de Tweets em 14 de julho.

#TheDress: Uma foto do mesmo vestido vista sob iluminações diferentes se tornou viral de repente no Twitter e chamou a atenção de milhões de pessoas que se maravilharam com a ilusão de óptica ou mergulharam na ciência por trás da explicação para a aparente mudança de cores. À medida que as pessoas debatiam sobre#BlueandBlack ou #WhiteandGold, o vestido gerava uma conversa global com mais de 4,4 milhões de Tweets 26 e 27 de fevereiro.

@Caitlyn_Jenner joins Twitter: Em junho, o mundo conheceu @Caitlyn_Jenner pelo Twitter. Em apenas quatro horas, ela conquistou 1 milhão de seguidores (quebrando o recorde conquistado por @POTUS). Estabelecendo o recorde da mais rápida a alcançar essa marca, ela também ganhou o reconhecimento no Guinness World Records.

Agradecemos por você tornar o Twitter melhor neste ano.