Empresa

A influente audiência do Twitter

Por Twitter Brasil
Quarta-feira, 7 Novembro 2018

Para entender o que estimula o uso do Twitter pelas pessoas, identificar o valor que nossos usuários veem em nosso serviço para o seu dia-a-dia e analisar o que eles têm em comum em termos de hábitos e atitudes, trabalhamos com a Kantar Media na elaboração de um estudo global em 23 mercados, incluindo o Brasil. Foram entrevistados usuários do Twitter e populações online representativas em cada um desses mercados para viabilizar a realização de comparações e analisar melhor os diferenciais de nossa audiência.

As principais conclusões do estudo no Brasil são: as pessoas que usam o Twitter no País estão sempre buscando novas notícias e mais dispostas a compartilhá-las, tanto online quanto offline; elas estão receptivas e abertas à descoberta ao acessar a plataforma; são as primeiras a experimentar novos produtos e altamente influentes; e são mais propensas a interagir com marcas.

Veja detalhes dessas conclusões nos dados e informações abaixo.

1. As pessoas que usam o Twitter estão sempre buscando novas notícias e são mais dispostas a compartilhá-las na plataforma e fora dela

Neste estudo global, realizado em 23 mercados, buscamos entender melhor por que as pessoas vão ao Twitter para ver o que está acontecendo. Compreender o que torna a experiência do usuário única e especial na plataforma.

Em relação à experiência do usuário, os brasileiros adoram o Twitter porque as notícias se espalham mais rápido aqui (72%), e é possível acompanhar acontecimentos em tempo real (78%) e ver todos os lados de uma história (78%) - o que o torna altamente valioso. As pessoas que querem e precisam de notícias de qualidade recorrem ao Twitter.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

As pessoas confiam tanto no Twitter como um lugar para ter acesso a notícias que, quando algum fato ou tema não é discutido na plataforma, elas questionam sua importância (66% dos usuários brasileiros pensam assim, segundo a pesquisa).

2. Pessoas que usam o Twitter são mais receptivas e têm uma mentalidade aberta à descoberta quando estão na plataforma

Em comparação com a população online de maneira geral, poderíamos chamar os usuários do Twitter de "exploradores"

  • Eles são mais propensos a descobrir coisas novas (90% versus 87% para a população online no Brasil)
  • Eles têm uma mente mais aberta (82% versus 80%)
  • Gostam de ser os primeiros a experimentar coisas novas (72% versus 63%)
Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

As pessoas também consideram o Twitter o lugar certo para aprender coisas valiosas (67% no Brasil) e encontrar informações que não tinham visto antes (74%).

As pessoas que usam o Twitter também adoram compartilhar: 86% dos usuários brasileiros dizem que costumam encontrar conteúdo interessante online (fotos, vídeos, artigos) e compartilham com amigos e familiares pessoalmente, mostrando-o pela tela do celular (versus 83% da população online no Brasil).

3. Pessoas que usam o Twitter são as primeiras a experimentar novos produtos e altamente influentes

O estudo mostrou que o Twitter é o melhor lugar para ver o que está acontecendo e que nossos usuários são receptivos e abertos para a descoberta ao usar a plataforma. Mas por que e de que forma nossa audiência é a mais influente?

O Twitter é a plataforma que oferece aos usuários mais "valor" - isso porque eles estão mais conscientes e propensos a compartilhar. Com isso, as pessoas estão naturalmente recorrendo aos usuários do Twitter para pedir conselhos:

  • 89% gosta de dar sua opinião sobre as coisas que conhece ou tem interesse (versus 86% da população online no Brasil)
  • 80% deles afirmaram que seus amigos e familiares pedem conselhos quando estão pensando em comprar algo (versus 72% da população online no Brasil).

Eles são líderes naturais, e é por isso que as pessoas buscam e confiam em suas opiniões. Este é um fator chave de influência.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

Ao observar o conteúdo encontrado no Twitter, ficamos surpresos com a alta proporção de pessoas que mostram o conteúdo encontrado no Twitter a outras pessoas pela tela do celular: 34% fazem isso todos os dias e 72% toda semana (Brasil).

Isso significa que pessoas que não são usuárias do Twitter estão sendo expostas a conteúdos graças a seus amigos no Twitter. Este também é um fator chave de influência.

Existem muitos exemplos de conteúdos publicados no Twitter que são amplificados e vistos por milhões de pessoas dentro e fora da plataforma em poucos minutos ou horas (graças a difusão orgânica, Retweets, patrocínios, compartilhamentos e visitas, incorporação e sindicação). Isso é o que torna o Twitter único. Os usuários sabem e veem isso todos os dias. É por isso que as pessoas mais influentes vêm ao Twitter: é a única plataforma que tem esse poder de amplificação.

Os usuários do Twitter compartilham informações sobre produtos e marcas na plataforma: eles publicam (85% no Brasil) e leem a opinião de outros usuários sobre produtos e serviços (91%) - o que tem causado impacto em sua percepção e compras futuras.

Podemos dizer que o Twitter atrai naturalmente qualquer pessoa que goste de compartilhar. É isso que faz dele uma plataforma influente: as pessoas que lá estão gostam de compartilhar informações com outras pessoas e são reconhecidas por seus colegas por seu conhecimento e valor que agregam.

4. As pessoas que usam o Twitter são mais propensas a interagir com marcas

O estudo concluiu que os usuários do Twitter estão dispostos a pagar mais por produtos de qualidade (69% versus 64% da população online no Brasil) e economizar tempo (58% contra 50% da população online no Brasil).

Eles também são mais conscientes da marca, escolhendo as que se encaixam melhor com seus valores.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

Por fim, o Twitter também é o lugar onde eles interagem, debatem (83%) e fazem perguntas para as marcas. Além disso, também compartilham na plataforma a opinião de outros usuários sobre marcas (84%).

Conversas entre marcas e consumidores estão acontecendo no Twitter, são públicas e podem ser vistas e compartilhadas por todos. E isso é mais um importante fator de influência.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

Metodologia: Estudo feito em parceria com Kantar Media. O levantamento ocorreu em dezembro de 2017 e as conclusões foram publicadas em junho de 2018. Países: EUA, Canadá, Brasil, México, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, Turquia, Rússia, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Indonésia, Índia, Filipinas, Tailândia, Cingapura, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e África do Sul. Amostra: 34.535 usuários de internet e 17.138 usuários do Twitter (amostra representativa da população online em gênero, idade, geografia, classe social e frequência de uso). No Brasil, a pesquisa foi conduzida com 1.502 usuários de internet, incluindo 629 usuários do Twitter no país.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.