Empresa

Como seguir as conversas sobre as #Eleições2018 no Twitter

Por
segunda-feira, 3 setembro 2018

A pouco mais de um mês para o primeiro turno da votação, o Twitter tem apresentado uma série de formas para te ajudar a acompanhar o que está acontecendo e se informar sobre as #Eleições2018.

Pelo Twitter você poderá saber o que dizem os candidatos diretamente de seus perfis oficiais, acessar informações úteis sobre o processo eleitoral, acompanhar curiosidades e os assuntos mais relevantes de cada dia reunidos em curadorias de  Tweets, assistir ao vivo a debates, sabatinas e entrevistas com candidatos à Presidência e ao Governo de diferentes estados, seguir veículos de imprensa e agências de checagem presentes na plataforma e participar da conversa usando as hashtags #Eleições2018 e #OVotoImporta, que ativam emojis especiais durante esse período.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

Saiba o que dizem os candidatos à Presidência

Os perfis oficiais de todos os candidatos à Presidência da República já contam com o selo azul de verificação. Além de seguir as contas, você pode ativar as notificações e, assim, receber um alerta a cada Tweet publicado pelos perfis que deseja acompanhar em tempo real.

Confira a lista de todas as contas de candidatos à Presidência, em ordem alfabética:

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

Também é possível ter acesso a informações úteis sobre o processo eleitoral a partir da conta oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Twitter - @TSEjusbr.

Tenha acesso a curiosidades e assuntos relevantes todos os dias

Para que seja mais fácil e rápido encontrar Tweets com informações e assuntos relevantes sobre as #Eleições2018, a equipe de curadoria do Twitter Brasil reúne e destaca Tweets curados* em tempo real e organizados em Moments que podem ser encontrados no perfil do Twitter Moments Brasil (@MomentsBrasil) ou na aba “Explorar” (🔍) do Twitter.

Além de cobrir eventos como debates, sabatinas e entrevistas com candidatos em tempo real, a equipe de curadoria também traz um conteúdo especial de assuntos relacionados às eleições com uma abordagem diferente para cada dia da semana.

Confira a agenda dos Moments divididos por temas:

  • Segunda-feira: O que pensam os presidenciáveis (Tweets de presidenciáveis com propostas para seis áreas - segurança pública, educação, saúde, economia, corrupção e meio-ambiente)
  • Terça-feira: As propostas dos candidatos a governador (Tweets de candidatos dos 12 estados com mais eleitores)
  • Quarta-feira: A voz do usuário (Tweets de usuários sobre seis áreas de interesse - segurança pública, educação, saúde, economia, corrupção e meio-ambiente)
  • Quinta-feira: As propostas dos candidatos a governador (Tweets de candidatos de sete estados mais o Distrito Federal**)
  • Sexta-feira: Curiosidades da história das eleições brasileiras (Tweets contando as histórias mais inusitadas de eleições)
  • Sábado: Contagem regressiva (Resumo das principais análises e notícias da semana)
  • Domingo: “SAC das Eleições” (Tweets que explicam as principais dúvidas dos eleitores)

*Veja aqui as Diretrizes e Princípios do Moments do Twitter

**São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal, selecionados de acordo com volume de conteúdo disponível.

Assista a transmissões ao vivo

Você também poderá acompanhar transmissões ao vivo de debates, sabatinas e entrevistas com candidatos à Presidência e ao Governo de diferentes estados que fechamos em parceria com veículos de conteúdo. Para ficar por dentro dos próximos eventos que serão transmitidos ao vivo na plataforma, siga as contas do @TwitterBrasil e do @MomentsBrasil.

Acompanhe veículos e agências de checagem

Outra forma de acompanhar o que está acontecendo em torno das #Eleições2018 é seguir os perfis oficiais de veículos de imprensa presentes no Twitter. Para ajudá-lo a encontrar os jornais, revistas, portais e canais e programas de rádio e TV que você tem interesse em seguir, fizemos uma lista dos perfis com maior número de seguidores no Twitter atualmente (abaixo, em ordem alfabética):

Agências especializadas em checagem e apuração da veracidade das informações também têm presença ativa na plataforma. Você pode segui-las buscando pelas contas da Agência Lupa (@agencialupa), Aos Fatos (@aosfatos), Fato ou Fake (@fatooufake) e Projeto Comprova (@Comprova).

Participe da conversa

Para participar das conversas sobre as eleições na plataforma, você pode usar a hashtag #Eleições2018 e incluir em seus Tweets a imagem de um emoji especial. Além disso, em linha com os esforços do TSE para estimular a participação da população na votação, a hashtag #OVotoImporta também ativa um um emoji exclusivo.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.