Empresa

Expandindo a Transparência no Twitter

Por Twitter Public Policy
Quinta-feira, 5 Abril 2018

Com o 12º Relatório de Transparência do Twitter, continuamos a reforçar e expandir nosso compromisso em dar transparência às solicitações que recebemos para abrir informações sobre contas ou remover conteúdos. Estamos anunciando atualizações no trabalho para suspender permanentemente do Twitter contas relacionadas a terrorismo, apresentando informações mais detalhadas em nossa política de conteúdo retido no país e trazendo um relatório mais extenso sobre pedidos relativos a informações de contas específicas.

Mais de 1,2 milhão de contas suspensas devido a conteúdo terrorista desde agosto de 2015

No intervalo de análise mais recente - de 1º de julho a 31 de dezembro de 2017 -, 274.460 contas foram permanentemente suspensas por violações relacionadas à promoção de terrorismo, o que representa uma queda de 8,4% em relação ao volume do período anterior. Essa é a segunda queda consecutiva no número de contas suspensas por esse motivo. Continuamos a ver resultados positivos e significativos de nosso trabalho duro no sentido de tornar nossa plataforma um ambiente indesejável para quem quer promover o terrorismo, o que faz com que esse tipo de atividade se afaste cada vez mais do Twitter.

Entre 1º de agosto de 2015 e 31 de dezembro de 2017, suspendemos 1.210.357 contas do Twitter por violações relacionadas à promoção do terrorismo. Das 274.460 contas suspensas no último período do relatório, 93% foram sinalizadas por ferramentas internas e proprietárias e 74% foram suspensas antes do primeiro Tweet. De acordo com os resultados mais recentes, denúncias feitas pelo governo sobre violações relacionadas à promoção do terrorismo representam menos de 0,2% de todas as suspensões e refletem uma redução de 50% nas contas denunciadas em comparação com o período anteriormente analisado.

Mais transparência sobre conteúdos retidos em diferentes países

Em dezembro de 2017, atualizamos nossas comunicações na plataforma sobre conteúdo retido para explicar com mais clareza os motivos das retenções. Posteriormente, começamos a diferenciar o que eram pedidos processuais (ordens judiciais, por exemplo) e denúncias fundamentadas em leis locais (por exemplo, denúncias que alegam que o conteúdo é ilegal segundo a legislação do país em questão). Essas alterações estão refletidas neste último Relatório de Transparência, que inclui detalhes sobre pedidos de remoção feitas por fontes e organizações não-governamentais credenciadas, analisadas para evitar potenciais violações às leis locais. Mais detalhes estão disponíveis no relatório de Solicitações de Remoção.

Ameaças legais à liberdade de expressão

Com a promulgação de novas leis e as discussões regulatórias que ocorrem em todo o mundo sobre o futuro do discurso público online, notamos um aumento do potencial para se inibir a liberdade de expressão. A Human Rights Watch alerta que a onda de pressão regulatória na Europa e em outros países tem criado precedentes e causado um “efeito dominó”, à medida que “governos em todo o mundo procuram restringir o discurso online forçando as empresas de mídia social a agir como seus censores.”

Enquanto reguladores avaliam adotar novas restrições, consideramos a transparência como um dos meios mais relevantes que temos para proteger a liberdade de expressão. O Twitter se orgulha de ter políticas de transparência sobre restrição de conteúdo que são referência no mercado.

Isso inclui nossa prática de proceder com pedidos para retirada de conteúdo por meio da Lumen, um banco de dados independentes que coleta e analisa solicitações de remoção de conteúdo online (a menos que seja proibido - por exemplo, se recebermos uma ordem judicial sigilosa). A Lumen é uma ferramenta importante para garantir transparência num ambiente em que a liberdade de expressão está sob ataque, uma vez que coloca esses pedidos à disposição para que o próprio público decida sobre eles. Além disso, assim que recebemos solicitações de retirada de conteúdo, notificamos imediatamente os usuários afetados (exceto em casos em que sejamos proibidos de fazer isso, como ocorre em relação ao uso da Lumen).

Saúde pública e transparência

Nosso compromisso com a transparência, na forma como está em nossos Termos de Serviço e nas Regras do Twitter, é parte de nosso esforço para aumentar a saúde, a abertura e a civilidade coletiva das conversas públicas em todo o mundo e de nos colocarmos como responsáveis pela evolução dessas iniciativas. Na medida em que pensamos como podemos medir melhor a saúde da conversa pública, procuraremos maneiras de dar transparência a qualquer nova métrica de saúde da plataforma.

Este Tweet está indisponível
Este Tweet está indisponível.
@Policy

Twitter Public Policy

‎@Policy‎ verified

Global Public Policy, Twitter